VARIEDADES

ORGÂNICA

membrana-plasmatica

A fosfoetanolamina está presente na membrana plasmática de células animais e participa da síntese da fosfatidiletanolamina no retículo endoplasmático¹, bem como de várias etapas do metabolismo celular², como o metabolismo mitocondrial, síntese de acetilcolina³, e síntese hormonal.

1 - O retículo endoplasmático, ou ergastoplasma, é um organelo exclusivo de células eucariontes. Formado a partir da invaginação da membrana plasmática, é constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatados e interconectados, que comunicam-se com o envólucro nuclear (carioteca). Foi descoberto em 1945 pelo citologista belga Albert Claude.

2 - O termo "metabolismo celular" é usado em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células. Estas reacções são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.

3 - A acetilcolina (ACh) foi o primeiro neurotransmissor descoberto. Tem um papel importante tanto no sistema nervoso central (SNC) - constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal - no qual está envolvida na memória e na aprendizagem, como no sistema nervoso periférico (SNP) - do qual fazem parte o sistema nervoso somático e pelo sistema nervoso autônomo. É um éster do ácido acético e da colina, cuja ação é mediada pelos receptores nicotínicos e muscarínicos.

SINTÉTICA

Na década de 60, o médico alemão Hans Alfred Nieper¹, sintetizou e patenteou o Calcium-AEP (Ca-AEP). A substância possui três composições diferentes: Ca-AEP (cálcio aminoetanolfosfato), Mg-AEP (magnésio aminoetanolfosfato) e Ca-Mg-K-AEP (cálcio-magnésio-potássio aminoetanolfosfato). As três variações são comercializadas em diversos países há mais de 50 anos, com o nome de phosphoetanolamine, ou fosfoetanolamina, na forma de suplemento alimentar para o transporte de minerais. Foi observado, então, que a fosfoetanolamina também apresentava atividade na correção de disfunções celulares, e que os usuários dos suplementos não desenvolveram câncer.

1 - Nascido na Alemanha em 1928, Nieper foi educado na Johann Gutenberg University e na Universidade de Friburgo (Alemanha) antes de se formar em medicina na Universidade de Hamburgo. Durante sua carreira, ele atuou como diretor para o Departamento de Medicina do Hospital Silbersee em Hanover e pela Sociedade Alemã de Medicina de tratamento de tumores.

Salvar


Desenvolvido por Palmieri Tecnologia